NEWS >> Hélio Azevedo é destaque no Café com Síndico, na FECOMERCIO -BA

Hélio Azevedo é destaque no Café com Síndico, na FECOMERCIO -BA
06 Dec
Hélio Azevedo é destaque no Café com Síndico, na FECOMERCIO -BA

Na última semana, nosso escritório marcou presença em mais um evento corporativo em Salvador. Dessa vez, no Café com Sindico, evento oferecido pelo Sindicato da Habitação do Estado da Bahia - SECOVI, ocorrido na Fecomércio-BA. Por lá, O Drº Hélio Azevedo falou sobre a relevância do Compliance para o mercado imobiliário. 

COMPLIANCE NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Diante das exigências legais e da complexidade das negociações imobiliárias, a atuação do corretor de imóveis é sempre cercada de grande responsabilidade, podendo sofrer sanções penais quando não age preventivamente, sem analisar os riscos que podem prejudicar os clientes.


Assim, é importante entender o cenário de que proceder de maneira a verificar e minimizar as possibilidades de erros e desvios de conduta são os caminhos para manter intactas a reputação profissional.

Nesse sentido começa a ganhar força no mercado imobiliário a implantação de programas de Compliance, uma palavra não muito comum, mas que pode representar um diferencial quando adotada. Em linhas gerais, representa ações para estar em conformidade com a legislação. Tratam-se de medidas adotadas para prevenir atividades ilícitas e descumprimento de lei dentro das organizações.

No Brasil, o item principal da pauta da sociedade é o combate da corrupção e da lavagem de dinheiro, por isso, existe uma tendência de analisar este programa apenas para identificação destes dois problemas.

Mas acima disso, precisa-se entender o Compliance não apenas no sentido de evitar a corrupção seja ativa ou passiva, prevista no Código Penal, mas também no sentido de deterioração, de decomposição que pode ser consequência de descumprimento de legislação, de atos de corrupção, mas também de desvios éticos ou comportamentais.

Portanto é muito mais que um combate às práticas de corrupção, são instrumentos corporativos de combate à deterioração profissional. 

 

 

 

 

© Hélio Azevedo 2020 | All rights reserved. Developed by MAQHIN